Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

20 de novembro de 2017

Construção a seco e suas vantagens

As técnicas de construção a seco são muito utilizadas em países no exterior e vêm ganhando espaço também no mercado brasileiro. O consumo de chapas utilizadas para esta técnica cresceu quase trinta vezes na última década no Brasil, comprovando o aumento de popularidade desse tipo de construção.

Mas, afinal, o que é construção a seco e quais são as suas vantagens? Você conhece quais técnicas são utilizadas? Confira a seguir!

Conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!

seco

Na construção a seco, ao contrário da construção úmida, materiais como argamassa não são aplicados no canteiro de obras e a utilização de água para formação do material é dispensada. A construção consiste basicamente na montagem e na instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial.

As estruturas usadas na construção a seco podem ser, por exemplo, paredes constituídas de perfil metálicos, placas de gesso, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, forros em madeira e outros.

 

Quais são as vantagens desse método?

  • SUSTENTABILIDADE

A construção a seco é mais sustentável porque reduz o consumo de água e produz menos resíduos. Os materiais utilizados também podem ser reciclados facilmente. Além disso, a construção a seco contribui para a eficiência energética do imóvel porque faz com que ele se mantenha naturalmente mais fresco no verão e mais quente no inverno.

  • CONSTRUÇÃO MAIS RÁPIDA

A construção a seco pode reduzir o tempo de construção em até 70% porque elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais. O ganho de tempo gera economia e maior rentabilidade nos projetos.

seco2

  • SEGURANÇA

Os materiais adequados permitem o atendimento às normas e aos padrões de segurança, além de apresentarem resistência pela utilização de alta tecnologia no processo de fabricação.

  • PRATICIDADE

Quando for necessária alguma manutenção, a área afetada pode ser substituída de maneira simples e prática, sem a necessidade de quebrar paredes. Tubulações, encanamentos e instalações elétricas podem ser acessados e reparados com mais facilidade.

As técnicas de construção a seco que são tendências no mercado são: Placas de Gesso (Drywall), Parede dupla de Concreto, Steel Frame e Painéis de EPS.

construção a seco tende a continuar crescendo no Brasil e no mundo. Sua sustentabilidade e praticidade devem continuar atraindo novos consumidores. Continue acompanhando o blog da Clio!

Conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!