Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

12 de dezembro de 2017

Dica de construção: revestimentos para fachada

As fachadas das casas dizem muito sobre as mesmas. A primeira impressão que temos é com base na fachada da residência, não é mesmo?

Foi justamente por isso que decidimos trazer hoje para vocês esse assunto que muitas pessoas deixam de lado, que é justamente o acabamento da fachada. Ao planejar a construção de uma casa, normalmente levamos em conta sempre os espaços internos para garantir a praticidade de um ambiente, mas acabamos algumas vezes deixando de lado o acabamento da fachada. Por isso iremos falar hoje um pouco de revestimentos para fachada: como os materiais podem agregar valor às fachadas de casas residenciais. Veja alguns tipos de revestimentos que você pode utilizar na sua fachada:

Conte com a Clio Engenharia para construir e reformar em Curitiba!

 

Madeira para fachada de casas

A madeira é um dos materiais mais utilizados e mais indicados no que diz respeito à fachadas. Os modelos variam bastante de maneira a alcançar a melhor satisfação de quem procura estas peças. Dentre alguns dos modelos podemos destacas os seguintes: Dubai (com filetes de madeira colocados um ao lado do outro na diagonal), Copacabana (com filetes de madeira colocados lado a lado na horizontal) e ainda o modelo Cordoba (onde são colocados pequenos filetes alguns na horizontal outros na vertical).

Além da variedade de modelos há também uma grande opção de escolha de cores, desde os tons mais claros até aos mais escuros vale escolher o que mais se adapta ao seu projeto.

 

mfachada

 

Pedra para fachada de casas

Outra grande pedida para revestimentos de fachadas são as pedras, em diversas formas. Elas tanto podem ser pedras naturais, verdadeiras como também podem ser porcelanatos ou cerâmicas imitando a aparência e a textura das pedras.

Dentre as pedras utilizadas para este fim podemos citar as seguintes:

  • Canjiquinha – aquele modelo onde os filetes da pedra são aplicados lado a lado criando um efeito único nas fachadas.
  • Pedra São Tomé
  • Pedra Mineira
  • Arenito
  • Pedra Bruta Branca

Além desses, existem também outros diversos tipos de pedras que podem ser utilizadas para o revestimento de fachadas. Por isso, pesquise bem antes de escolher a pedra para a sua fachada.

 

pedrafa

 

Porcelanato para fachada de casas

O porcelanato é uma excelente opção para quem deseja o efeito ou textura de alguma pedra e não possui orçamento suficiente para fazer um revestimento com pedra verdadeira. Além disso, com ele é possível também reproduzir a cor e a textura de vários tipos de madeiras. E tudo isso com um custo bastante em conta, o que é incrível!

porcelanatofa

 

Cerâmica para fachada de casas

Além de todas a opções já citadas temos ainda a opção de cerâmica para as fachadas. Os modelos, tamanhos e texturas são os mais variados possíveis, o que facilita bastante a escolha e a adaptação das peças a cada projeto.

Uma das grandes vantagens da utilização de cerâmica no revestimento de fachadas é a sua fácil manutenção. Tal como nos pisos de cerâmica basta um pano, um pouco de água e sabão e pronto as peças ficam como novas. Além disso, há também o preço, que é super em conta se comparadas com outros tipos de revestimentos.

ceramicafa

 

Concreto para fachada de casas

O concreto é um materiais normalmente associado a parte da estrutura, mas que também pode ser usado nas fachadas, puro e bruto, como material de acabamento, sem reboco nem pintura. Esse tipo de acabamento é conhecido como “brutalismo”, e é muito usado em casas modernas, e projetos de residências contemporâneas.

concretofa

Então a nossa dica para você é pesquisar bem sobre os tipos de revestimentos existentes e escolher de acordo com o seu gosto! Seja qual for a sua escolha, conte com a Clio Engenharia para construir e reformar em Curitiba!