Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

8 de janeiro de 2018

Energia Solar na construção

E eis que chegou a hora de fazer o projeto da sua casa. Fique, então, ciente de que mais cedo ou mais tarde você terá que tomar decisões importantes sobre itens que deverão, ou não, fazer parte do seu projeto. O tipo de energia a ser utilizado é um desses itens, sendo a energia solar uma das opções existentes no mercado.

Aí você vai pensar: energia solar? Toda aquela parafernália? Para quê? Será que a economia compensa?

Não se desespere! No post abaixo vamos responder todas as suas dúvidas para te ajudar a decidir se vale mesmo a pena inserir a energia solar no projeto da casa. E aí, está preparado? Então, vamos lá!

Conte com a Clio Engenharia para construir ou reformar em Curitiba!

painelsolar

 

Formas de inserir energia solar na construção

A principal forma de inserir a energia solar no projeto de sua construção é utilizando o sistema fotovoltaico. Nesse sistema são instalados painéis solares nos telhados para captar a energia vinda do sol, que depois é convertida em energia elétrica através de inversores solares. Por isso, se a área onde você vai construir a sua casa fica em uma região do país com bom nível de insolação, esse sistema será muito útil.

Há ainda outras formas de aproveitar a energia solar no projeto de sua casa. Fazer uso de clarabóias permite que a luminosidade natural adentre na casa e assim a iluminação será ótima durante o dia, dispensado as lâmpadas. Já se no projeto de sua casa houver piscina e você não dispensar um refrescante mergulho quente, utilize a energia solar através de instalação de aquecedores solares ou bombas de calor.

Vantagem de adotar a energia solar

A principal vantagem de agregar o uso da energia solar em projetos residenciais é justamente a sustentabilidade, pois a energia gerada é limpa e renovável.

Já a energia elétrica que abastece boa parte das residências do país vêm de hidrelétricas. Só que esse tipo de energia é muito cara, pois as hidrelétricas ficam muito afastadas dos centros urbanos e sua implantação gera grandes impactos ambientais.

Por isso, adotar um sistema de energia solar, mesmo que ele não abasteça a casa em 100 % de suas demandas de energia, diminuirá o consumo da energia vinda do sistema elétrico convencional, o que alivia a pressão sobre o meio ambiente.

energia

Custos para implantação da energia solar

A questão dos custos de implantação de um projeto de energia solar é bem relativa. É claro que haverá um custo inicial um pouco maior para a implantação adequada do sistema, principalmente para a instalação dos equipamentos.

Só que esse custo inicial é compensado à longo prazo, pois a redução da conta de energia é significativa. Estudos apontam que a adoção de energia solar resulta numa redução de cerca de 80% nas contas de energia. Mesmo apesar da redução quase que imediata nas contas de luz, o retorno do investimento pode demorar um pouco: em média, 7 anos.

É bom considerar ainda que existem várias dicas para reduzir os gastos em sua obra, mas, em se tratando de energia solar, vale a pena desembolsar um pouco a mais nessa etapa e garantir a redução das suas contas de energia por um longo tempo. Afinal, com atual crise hídrica a bandeira tarifária vermelha das contas de energia parece que veio para ficar. Então, toda economia é bem-vinda.

Conte com a Clio Engenharia para construir ou reformar em Curitiba!