Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

27 de novembro de 2017

Retrofit: invista na revitalização de prédios antigos

Os imóveis estão em alta em todo o Brasil e esse assunto na construção tem trazido à tona diversas técnicas de reformas e valorização dos prédios e casas. Mesmo quem é do ramo da construção, possivelmente não tinha ouvido falar no retrofit, mas nos últimos tempos ele está tomando as rodas de conversa e atraindo olhares dos profissionais do meio. Preste atenção você também: quem sabe o retrofit não é exatamente o que você estava buscando para seu edifício!

Quer entender um pouco mais sobre essa novidade e descobrir se ela atende às suas necessidades e anseios? Confira o texto a seguir!

Fale com a Clio Engenharia sobre revitalização de prédios!

antigo

 

O QUE É RETROFIT?

Retrofit nada mais é do que um tipo de reforma, mas com intuito de customizar, adaptar e modernizar os edifícios, especialmente os antigos, dando maior conforto e mais possibilidades aos moradores e visitantes. Numa tradução livre do termo em inglês, seria como colocar algo antigo ou ultrapassado em forma.

Não é meramente uma reconstrução, uma restauração, mas sim uma total reestruturação que alia o conceito de funcionalidade à preservação da memória e história da construção. Deve envolver arquitetos, engenheiros e decoradores, trabalhando no intuito comum de otimizar as áreas e equipamentos do imóvel, sem perder o requinte e beleza.

 

COMO SURGIU?

Essa prática foi originalmente criada na Europa, reduto de construções antigas e com história, aonde se precisava de modernização e adequação à vida moderna. Os Estados Unidos, também repletos de prédios históricos e antigos começou a usar a técnica e então ela se espalhou para todo o planeta. As próprias legislações desses países proibia a alteração do acervo arquitetônico, portanto o retrofit foi mais que uma opção, mas uma necessidade.

Outra aplicação interessante é que a prática pode ser aplicada não somente em prédios isoladamente, mas em regiões específicas, mantendo a unidade arquitetônica de ruas, bairros e distritos, adequando o estilo antigo às necessidade modernas da população local.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Além do ganho estético em revitalizar antigos edifícios, outro fator essencial é o aumento da vida útil, pois se modernizam os sistemas prediais, atualizam-se os materiais e equipamentos, deixando tudo mais compatível com o estilo de vida moderno e urbano, que muitas vezes não existia no momento da construção original.

A preservação do patrimônio arquitetônico e histórico também é uma vantagem desejável. O preço é um fator determinante também, pois você terá um prédio novo por um preço muito inferior ao de uma construção de um. E após realizado, os custos de manutenção e sobrevivência do condomínio diminuem sensivelmente, fazendo que com o tempo você recupere o investimento feito.

novo

 

Seu prédio está precisando de retrofit?

Se você mora num edifício antigo que tem dificuldades para se adaptar à modernidade exigida pelos dias de hoje, talvez essa seja uma boa opção para você. O custo-benefício é excelente e você manterá a beleza e essência da construção original. Todos saem ganhando: os condôminos, o bairro e a cidade.

Fale com a Clio Engenharia sobre revitalização de prédios!