Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

5 de fevereiro de 2018

Revestimento com filtro de café – Como aplicar essa textura em sua parede

Quer fazer artesanato com coador de café? Veja aqui algumas dicas bem interessantes sobre essa técnica que pode ser utilizada para criar textura em paredes e peças artesanais.

Reaproveitar objetos e itens do dia a dia que vão para o lixo é uma forma bem legal de contribuir para a sustentabilidade do planeta. E para quem gosta de fazer artesanato e decoração essa é uma forma de economizar com materiais.

Conte com a Clio Engenharia para construir ou reformar em Curitiba!

cafe

Usado e descartado, o filtro de café tem uma utilidade posterior bem interessante: artesanato. A folhinha de papel usada todo os dias em cafeteiras é ótima para artes manuais e pode criar material incrível com custo baixo, além de ser uma alternativa para revestimento de madeira e outros tipos de arte. O artesanato com filtro de café é barato e simples de fazer.

 

Ideias de Artesanato com Coador de Café

Apesar de ser bem mais prático em alternativa ao paninho, o coador de café em papel não é um dos itens mais agradáveis ao meio ambiente. Ele pode durar mais de 10 anos para se decompor e infelizmente é descartado em enorme quantidade todos os dias nas residências brasileiras. Se você acha a quantidade pouca, saiba que cada família usa em média dois filtros por dia. Multiplique apenas pelo número de moradores da sua rua ou seu prédio e terá noção do quanto de lixo se está acumulando por ai.

Uma alternativa viável e elegante é o artesanato com filtro de café, que pode dá um novo visual a objetos antigos e até permitir criações usando outros reciclados como vidros e garrafas pets.

Na parede

Parede texturizada como decoração de interiores está na moda e pode receber um toque a mais usando filtros descartáveis de café. A tonalidade marrom é um diferencial interessante e como cada filtro é único abre as possibilidades do visual infinitamente. Você pode fazer sozinho sem problemas, basta revestimento e um pouco de paciência para criar seu mosaico. Este tipo de parede é mais usado em interiores mas com a cobertura certa pode ser um toque diferencial para jardins. Contudo, não é um material que suporte as ações ambientais de chuva e sol por muito tempo.

parede

Em móveis

Em móveis Revestir móveis antigos é um dos trabalhos manuais mais em moda na atualidade. A proposta é não apenas dar um toque vintage à sua decoração de interiores como criar um objeto único e usando apenas artesanato com filtro de café. Pode usar qualquer tipo de móvel de madeira e ainda conta com o diferencial de precisar perder muito tempo lixando, pois o próprio filtro cria uma nova textura e cobre as imperfeições. Uma camada de verniz é a responsável pelo brilho e cobertura da madeira e seu móvel vai ficar lindo e original.

Em vidro

Garrafas de vidro de qualquer tipo podem ser cobertas ou preenchidas em seu interior para criar uma arte por si só ou vasos. Uma das vantagens deste tipo de arte é a possibilidade de ser único. Mudando o formato da garrafa você já consegue uma arte nova. Garrafas de vinho e azeite são completamente diferentes e criam resultados interessantes para expor em uma prateleira.

Outros

Qualquer objeto descartado em casa pode se tornar uma possibilidade de artesanato com filtro de café. Usando verniz você cria a cobertura com brilho para diversos tipos de revestimentos e pode cobrir com filtros usados da bebida madeiras, plásticos e papelão.

 

O que você precisa para criar artesanato com coador de café em casa:

  • um móvel usado, ou sua parede;
  • coadores de café secos;
  • pincel, verniz, lixa de madeira para remover as imperfeições do item.

 

Passo a passo:

O diferencial do artesanato com filtro de café é as suas diferentes texturas criadas com a própria borra da bebida. Como ela fica em excesso você deve remover a maior parte usando um pano e deixando secar. Há quem lave um pouco para deixar mais claro, mas não é necessário.

Coloque um pouco de água no copo e pingue o corante ao seu gosto. Dobre o filtro e coloque dentro para criar cores diversas. Picote o papel depois de seco reserve. Coloque em outro recipiente um pouco de cola e passe com a ajuda do pincel abundantemente e vá colando pedaço por pedaço, criando um pequeno mosaico. Alise com a ponta dos dedos ou com o pincel para não ficar enrugado até cobrir todo o item. Espere secar ou pode acelerar o processo de secagem com um secador de cabelo.

Necessitando apenas de uma camada de verniz para o brilho e proteção do material que foi colado.  Além de decorar de forma diferente a sua casa o artesanato com filtro de café possibilita uma renda extra para quem quiser investir. E ideias não vão faltar, é só selecionar um objeto em casa e criar a sua arte usando a criatividade.

Conte com a Clio Engenharia para construir ou reformar em Curitiba!

Fonte: casaeconstrucao.org