Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

16 de novembro de 2017

Tecnologia transforma plástico em tijolo 100% sustentável

Sustentabilidade e bioconstrução são termos que estão a cada dia mais relacionados à engenharia e são fundamentais quando pensamos em alternativas para a proteção do meio ambiente. Pensando nisso, uma empresa italiana desenvolveu uma solução patenteada em que o plástico é reciclado e transformado em tijolos e materiais para construção, como cofragens e até vigas para a sustentação do telhado.

Conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!

plastico

Com a ideia desenvolvida é possível construir uma casa de 80 metros quadrados com 2500 kg de plástico reciclado. O objetivo da tecnologia é proporcionar economia de tempo e acima de tudo, colaborar para a preservação do meio ambiente e reaproveitamento de elementos que seriam descartados em lixões, e demorariam anos até que a decomposição fosse concluída. Além disso, os blocos formados podem ser armazenados em locais mais compactos.

O tijolo é fabricado com resíduos plásticos e permite que a construção seja realizada em um período de tempo mais curto, além de ter seus custos reduzidos, garantindo assim mais economia e agilidade às obras.

Outras vantagens são que, como o tijolo é bem mais leve, há redução dos volumes e peso de embalagens; maior facilidade no transporte e armazenamento de materiais; uso limitado de concreto e armação de ferro nas fundações e, por último, menor necessidade de utilização de maquinários. E um ponto importantíssimo, menor risco de acidentes com trabalhadores.

tijoloplastico

Sem dúvidas, é uma das novidades no setor da construção civil, área que exige alternativas para um melhor aproveitamento dos materiais.

Seja qual for a sua escolha, conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!