Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

6 de novembro de 2017

Teto transparente na construção

Quer deixar sua casa, varanda, área de lazer ou garagem ainda mais interessante? Uma boa alternativa é utilizar uma cobertura transparente, que pode ser de vidro ou policarbonato, ao invés de investir em uma cobertura comum. O teto transparente em áreas externas cria um efeito incrível na construção!

Imagina que legal, no sofá de sua sala de estar, observar uma noite estrelada bem acomodado ou ver o céu através do seu teto de vidro. Essa é apenas uma das vantagens desse tipo de cobertura! Confira abaixo as vantagens e desvantagens das coberturas de vidro e policarbonato e escolha a mais adequada com o seu projeto.

Na hora de construir ou reformar em Curitiba conte com a Clio Engenharia!

vidro

TETO DE VIDRO

Telhados de vidro são perfeitos para fechamento de ambientes, sacadas, coberturas, garagens, jardins de inverno ou áreas de piscinas. Os vidros mais usados nesse tipo de instalação, são os vidros laminados e os vidros temperados, por serem de maior resistência e durabilidade. Para isso, os vidros precisam ter no mínimo 5 + 5 mm. Os acabamentos desses telhados de vidro, na maioria das vezes, são feitos com peças em inox ou em esquadrias de alumínio proporcionando uma aparência mais leve e elegante para o ambiente. A instalação de um telhado de vidro normalmente possui um custo semelhante a de um telhado convencional, pois usa o mesmo tipo de estrutura e mão de obra.

Vantagens do teto de vidro:

  • Diminuição no consumo de energia, visto que a iluminação fornecida ao ambiente é a natural, vinda dos raios solares;
  • Variedade de cores e tipos de vidros que podem ser escolhidos, tornando assim, cada espaço único;
  • Melhor visibilidade consequente da transparência do vidro;
  • Ideia de ampliação do espaço. Isso acontece porque o vidro, e a sua amplitude na visualização, cria uma ilusão de que o ambiente é maior.

Desvantagens do teto de vidro:

  • Um dos principais problemas em coberturas de vidro é a falta de estanquidade à água causada pela aplicação mal feita dos selantes.
  • Apesar de bonitas, as coberturas feitas com vidro podem não ser a melhor opção dependendo de onde a residência se encontra. Por reterem mais calor, em climas quentes podem deixar o local muito mais aquecido do que se a cobertura fosse feita de outro material, por exemplo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

TETO DE POLICARBONATO

Assim como o telhado de vidro, há o telhado de policarbonato, um plástico fabricado a partir de resinas derivadas do carbono, extremamente duro, que também faz um bom trabalho servindo como cobertura de ambientes externos, sendo resistente também aos raios ultravioleta. O material pode ser encontrado em chapas e telhas. Sendo três os tipos de chapas: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica). Além disso, tem uma aparência atraente, disponível em formas claras e opacas. Esse tipo de teto é indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 90%.

Vantagens do teto de policarbonato:

  • As telhas são eficientes transmissores da luz natural e oferecem resistência a temperaturas altas e baixas;
  • Elas são 250 vezes mais resistentes que o vidro e de 30 a 40 vezes mais que o acrílico;
  • São 86% mais leves do que o vidro, consequentemente o peso necessário de uma estrutura que suporte a chapa de policarbonato é muito menor que a do vidro.
  • As chapas de policarbonato possuem um tratamento contra o ataque dos raios ultra-violeta, mantêm a transparência e a resistência ao impacto ao longo dos anos de exposição direta ao sol.
  • Os gastos com manutenção são muito menores uma vez que a manutenção é mínima.
  • Por sua transparência o policarbonato compacto é muito semelhante a um vidro temperado/laminado, porém com possibilidade de ser curvado a frio e com uma resistência a impacto muito superior (250 vezes mais que o vidro).

Desvantagens do teto de vidro:

  • O policarbonato é fácil de riscar. Para limpá-lo não pode ser usados produtos abrasivos à base de amoníaco, pois pode corroer o material, por isso o ideal é usar sabão neutro e água.
  • Para aumentar ainda mais sua proteção você também pode aplicar uma película antiabrasiva, assim preservará o material ainda mais.
  • O processo de fabricação de painéis de policarbonato não é muito amigo da natureza, pois requer temperaturas muito elevadas de processamento e também é muito caro. Além disso, requer fosgénio, que é conhecido pelos seus efeitos nocivos na saúde humana, e de cloro, que também é prejudicial para o ambiente.

home

Seja qual for a sua escolha, conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!