Clio Engenharia e Construção | Curitiba, Paraná

26 de dezembro de 2017

Tipos de vidros utilizados na construção

Aposto que você têm em sua casa pelo menos 1 tipo de vidro, seja nas suas janelas, na decoração da sua casa, naquela mesinha de centro que você tanto gosta ou até mesmo na mesa de jantar, as peças em vidro são mesmo um charme a parte.

Por isso hoje vamos falar exatamente disso, da enorme diversidade de vidros que existem hoje no mercado disponível para os mais diversos fins, afinal cada um dos inúmeros tipos de vidro possui suas características próprias que o tornam ideal para determinada situação.

Conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!

Vidro comum

vidrocomum

O vidro comum é aquele mais tradicional e mais usado nas casas antigas, casas de campo e também nos barracos de hoje em dia. Isso porque este é um dos tipos mais econômicos de vidro devido às suas imperfeições provenientes da distorção dos mesmos durante a prensa das folhas de vidro.

 

Vidro temperado

vidrotemperado

Este é um tipo de vidro mais resistente que é utilizado na maioria das casas de hoje em dia. O vidro temperado vem do vidro comum que é colocado num processo de têmpera onde ele é aquecido até a temperatura de 650 a 700° C e seguidamente é resfriado.

Esse processo garante a remoção de todas as imperfeições e distorções presentes no vidro comum e ainda faz com que, caso ele seja quebrado, se parta em pedaços pequenos e sem pontas, não oferecendo nenhum risco para as pessoas. Por esse motivo, ele é um tipo de vidro ideal para esquadrias e box de banheiros, que são áreas que as pessoas costumam ter um contato mais direto.

 

Vidro termo acústico

vidrotermo

Já o vidro termo acústico vêm do vidro temperado e consiste em vidros duplos que, como o próprio nome diz, tem o objetivo de garantir o isolamento acústico e também térmico do local. Esta combinação dupla pode ser feita com vidros iguais ou até mesmo diferentes, onde são aproveitadas as melhores características de cada um.

Assim, esse sistema garante o conforto completo no interior dos ambientes visto que há uma significativa redução na troca de calor e de som entre os mesmos, além do que eles também conseguem trazer o máximo de luz natural possível, diminuindo, consequentemente, a utilização de lâmpadas e luminárias.

 

Vidro auto-limpante

vidroauto

O vidro auto limpante tem exatamente essa função,  se auto limpar sem a ajuda de uma pessoa. Ele é feito com o vidro temperado e tem um revestimento (em um dos lados) feito com um produto chamado “fotocatalítico”. Este produto químico permite que os raios solares, ao incidirem sobre o vidro, desfaçam os materiais orgânicos, como a poeira e as sujidades normais.

 

Vidro laminado

vidrolaminado

O vidro laminado é um dos mais resistentes disponíveis hoje em dia no mercado. Ele é feito com duas lâminas de vidro, intercaladas com películas de plásticos, o que garante que, quando quebrado, não apresente pontas pontiagudas que possam machucar.

Pode ser usado em esquadrias, box de vidro para banheiro, e é o mais indicado para coberturas de vidro, pois no evento de rompimento do vidro, evita a queda de estilhaços nas pessoas que estejam embaixo.

 

Seja qual for a sua escolha, conte com a Clio Engenharia na hora de construir ou reformar em Curitiba!